Uma visão atual de Iretama.

 A criação de Iretama encontra-se vinculada às importantes transformações ocorridas no estado do Paraná após os anos de 1960. Segundo o Ipardes, (2007), até a década de 1960 a população paranaense se encontrava situada nas áreas rurais, onde predominava a cafeicultura, produção esta que utilizava-se de técnicas rudimentares e intensiva mão de obra. 

Contudo, a partir do decênio em questão, a modernização agrícola atingiu o estado do Paraná transformando drasticamente o meio rural, ou seja, a cultura cafeeira foi amplamente substituída pelas culturas ‘modernizadas’ da soja e do trigo, condição esta que desencadeou um intenso processo de migração desses trabalhadores para o espaço urbano. 

A cidade de Iretama sofreu as consequências deste processo, pois a taxa populacional do município declinou consideravelmente a partir dos anos de 1980 a taxa populacional de Iretama decaiu consideravelmente, passando de 22.302 habitantes no ano de 1980 para 10.622 habitantes em 2010. 


Avenida Paraná.

Essa redução apresenta-se ainda mais acentuada em relação à população rural, pois entre a década de 1980 e o ano de 2010 houve uma redução de quase 14.000 habitantes. 

Compreende-se que esta população quase não dirigiu-se à cidade de Iretama, pois a população urbana decaiu a partir da década de 2000. Segundo M.A.S. (2013), um dos fatores que contribuíram para que a população do campo optasse por outras cidades à Iretama foi a falta de investimentos locais por parte dos governantes:  

Muitas pessoas, após o fim do café, acabaram indo embora para as grandes cidades para melhorar de vida. A cidade [referindo-se à Iretama] não oferecia emprego, não tinha indústria, as serrarias, olarias, a indústria de destilação de hortelã, barracões de bicho da seda, fábrica da farinha de milho, fábrica de tecido e até mesmo o campo de aviação, foram se perdendo ao longo do tempo (M.A.S., 2013).  

M.A.S. (2013) complementa que o município de Iretama ficou focado no setor agrícola, porém muitas das pequenas propriedades foram compradas pelos fazendeiros da região. Os dados do Ipardes (2013) revelam as principais culturas agrícolas do município de Iretama.

Como visto, a agricultura deixou de ser propriamente o cultivo de milho que durante a formação da cidade foi uma das principais fontes de riqueza, onde esta acabou sendo considerada a Capital do Milho, realizando grandes festas que traziam pessoas de toda região. Atualmente a soja e o trigo constituem-se nos principais produtos agrícolas do município.

Praça Municipal Euclides Pepino.

O Eco Resort Termas de Jurema apresenta-se como uma das empresas empregadoras dos moradores de Iretama. Anteriormente, atendia apenas a população de Iretama, porém nos dias atuais, constituem-se em um dos maiores pontos turísticos do Brasil, mas apenas uma pequena parcela da população da cidade tem condições de frequentar o local, haja vista o altíssimo custo para ter acesso ao mesmo. A maior parte da população iretamense só o conhece por estarem trabalhando no local.


Lago Municipal Marilía







Postagens mais visitadas deste blog

A precariedade da saúde na época.

Café - Nosso ouro verde.

Entrevistas realizadas ao longo do desenvolvimento da pesquisa.